Previsão para primavera de 2019

 

Conforme indicam as projeções, a primavera de 2019, na região Nordeste do Brasil, será marcada por temperaturas ligeiramente acima da média e chuvas abaixo da média.

Tendo em vista que o fenômeno El Niño cessou oficialmente no início de agosto, e, que a atmosfera requer ainda um certo tempo para deixar de apresentar comportamento do período de El Niño, esperam-se chuvas abaixo da média até a primeira quinzena de Novembro de 2019.

Nova Estação Meteorológica em Operação no Campus Juazeiro

 

 

O Laboratório de Meteorologia (LabMet) instalou no dia 9 de agosto de 2019 uma nova estação meteorológica dentro do campus Juazeiro. A estação está localizada numa área de pesquisa experimental próxima ao Complexo Multieventos. A nova estação faz desde medidas das variáveis convencionais: pressão atmosférica, temperatura, umidade, precipitação, radiação global, temperatura do solo, velocidade e direção do vento, à medida do saldo de radiação (CRN1), possibilitando estudos da relação entre radiação de ondas curtas (raios solares) e radiação de ondas longas (atmosfera e superfície) na região do vale do São Francisco.

 

Cordialmente, 

Emerson D. Oliveira 

 

 

  

Atualização diária dos dados da estação de Juazeiro-BA

Informamos que a atualização diária dos dados da estação meteorológica de Juazeiro-BA foi reestabelecida.  Deste modo, os dados dos últimos dias estão disponíveis para download na opção "Dados Climáticos", localizada na parte superior da página.

Cordialmente,

Emerson D Oliveira

Atualização diária dos dados da estação de Petrolina-PE

Informamos que a atualização diária dos dados da estação meteorológica de Petrolina-PE, foi interrompida temporariamente devido a manutenção da rede de telefonia do campi Ciências Agrárias. Todavia, ressalta-se que os dados registrados nos últimos dias estarão disponíveis para download na opção "Dados Climáticos", localizada na parte superior da página.

Cordialmente,

Emerson D Oliveira

Dados da estação automática de Juazeiro

Informamos que a atualização diária dos dados da estação meteorológica de Juazeiro-BA está suspensa provisoriamente devido a problemas técnicos. Contamos com a sua compreensão.

Cordialmente,

Emerson D Oliveira