Dias mais quentes e mais secos de 2019

No ano de 2019 a temperatura máxima na região de Petrolina e Juazeiro no dia 24/11 alcançou no campus da UNIVASF de Juazeiro 39.4 °C às 14:12 h, enquanto na estação meteorológica do INMET, em Petrolina, a temperatura máxima foi ainda mais elevada, chegando a 40.1 °C, entre às 14 e 15 horas.  Em relação à umidade relativa do ar, o dia mais seco do ano na região foi o dia 15 de Novembro, quando o seu valor mínimo foi de 10.7% na estação meteorológica do campus da UNIVASF de Juazeiro e na estação meteorológica do INMET de Petrolina foi ligeiramente maior, 12% entre às 16 e 17 horas.

Observação: é importante mencionar que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a umidade relativa do ar ideal para o bem estar humano acima de 60% é considerada ótima para a saúde; entre 30-60% é considerada razoável, porém, abaixo de 30% é prejudicial, podendo causar problemas de saúde, entre eles: desidratação, sangramento nasal, olhos ressecados, etc

Temperaturas mínimas recordes nos Sertões de Pernambuco e Bahia

Nesta sexta-feira 14/07/2017, a temperatura na região de Petrolina e Juazeiro, assim como em várias localidades do Sertão de Pernambuco e Bahia, foi muito baixa, em comparação com os valores comumente observados. Nas zonas rurais de Petrolina e Juazeiro, onde o Laboratório de Meteorologia – LABMET da UNIVASF e o DTCS/UNEB veem fazendo medidas desde o ano de 2007 e 2006, as temperaturas foram as menores registradas nos últimos 10 anos. No Campus de Ciências Agrárias da UNIVASF em Petrolina, a temperatura foi de apenas 14,4o C e no Campus da UNEB em Juazeiro, menor ainda 13,5o C. Por outro lado, nas áreas urbanas das duas cidades, as quais, em função das estruturas de asfalto, concreto e prédios de um modo geral, absorverem mais calor durante o período diurno e conservar um pouco desse calor absorvido durante a noite e também do bloqueio do vento, que termina não dispersando calor, as temperaturas mínimas foram um pouco maiores do que nas zonas rurais. Vejamos os índices registrados na zona urbana de Petrolina: no Condomínio Portal das Águas 16,8o C e no Bairro Gercino Coelho, Estação do INMET 16,9o C. Em Juazeiro, no Bairro Dom José Rodrigues, a estação meteorológica da UNIVASF registrou 15,7o C. Isso mostra que o frio em Juazeiro, tanto na área rural como na área urbana foi mais acentuado do que em Petrolina.

Fazendo um relato resumido dessa onda de frio observada 14/07/2017, para os locais que dispõem de Estações Meteorológicas do INMET, no Sertão de Pernambuco e no Sertão da Bahia, pode se afirmar que a onda de frio foi muito abrangente. No Sertão da Bahia, foram registradas temperaturas: Remanso 17,2o C Jacobina 16,0o C; Curaçá 15,7o C; Senhor do Bonfim e Uauá 15,5o C; Euclides da Cunha 14,7o C; e Morro do Chapéu a cidade que teve a menor temperatura mínima 13,1o C. No Sertão de Pernambuco tivemos: Ouricuri 16,8o C; Cabrobó 16,6o C; Serra Talhada 16,5o C; Floresta e Ibimirim 15,6o C; e por fim na cidade de Triunfo, a qual devido sua altitude mais elevada, em média tem as menores temperaturas dentro do estado de Pernambuco, a temperatura despencou, atingindo 12,9o C.

Estações do Ano 2020